Muitas pessoas sofrem com a sensibilidade nos dentes. A dor acontece, principalmente, ao ingerir bebidas muito geladas ou muito quentes. 

De acordo com uma pesquisa da Kantar TNS (a pedido do Grupo GSK), 3 em cada 10 brasileiros sofrem de sensibilidade dental, porém, apenas metade dos afetados busca um tratamento adequado. 

Você é uma dessas pessoas? Leia o texto até o final e, se ficar alguma dúvida, deixe um comentário!

Afinal, o que causa este problema? Como tratar?

Por que estou sentindo dores?

Ilustração colorida de dente com raiz e nervos.

A dor é resultado da exposição dos túbulos dentinários aos estímulos de temperaturas.

Isso significa, basicamente, que os seus dentes sofreram uma erosão do esmalte, o que faz a parte interna do dente (onde estão as terminações nervosas) ser afetada.

Meme

Por afetar os “nervos”, como se diz popularmente, a dor é intensa, mas passa rapidamente. Alguns pacientes descrevem a dor como um “choque ou calafrio”.

Existem muitas causas para que você esteja passando por isso — como falaremos a seguir — mas não precisa se desesperar! 

Principais causas da sensibilidade dental

Fotografia colorida de mulher jovem com dor nos dentes.

Agora, vamos falar um pouco sobre cada fator que pode prejudicar o desgaste dos seus dentes e, consequentemente, as dores da sensibilidade.

Clareamento

Quando você branqueia o sorriso, é possível que os componentes químicos dos materiais tornem os seus dentes mais sensíveis, especialmente nas primeiras semanas.

Nesses casos, a dor é temporária e já esperada. Se for muito incômodo, o recomendado é entrar em contato com o dentista responsável pelo clareamento.

Alimentação

Comidas e bebidas podem causar erosão na estrutura do dente. Refrigerantes, frutas cítricas, sucos, vinagre, café, tomates, isotônicos e doces… Tudo isso pode causar a corrosão do esmalte.

Escovação

Escovar os dentes muitas vezes ao dia, com muita força ou com escovas de dentes velhas pode piorar a situação da sua sensibilidade. Ao causar atrito, a estrutura do dente fica ainda mais danificada com o tempo. Vá com calma!

Bruxismo ou “ranger de dentes”

Alguém já disse que você “range os dentes” enquanto dorme? Este pode ser um motivo para a sua sensibilidade nos dentes. O bruxismo é causado por estresse, ansiedade, efeitos de medicamentos e muito mais.

Impactos ou lesões

Se você sofreu algum impacto nos dentes como uma batida ou rachadura, é possível que a parte interna do dente esteja exposta. É uma boa ideia visitar o dentista e tentar resolver a sua situação.

Retração gengival

A sua gengiva está se afastando dos dentes? Isso expõe partes sensíveis que estão localizadas perto da raiz.

Outros problemas de saúde

Gengivite, cáries, refluxos e alguns medicamentos podem agravar a sensibilidade dental. Se você não conhece a causa da dor ou já teve algum(ns) desses problemas antes, o ideal é conversar com o seu dentista e buscar a solução adequada para cada problema.

Como prevenir, aliviar ou tratar a sensibilidade nos dentes

Fotografia colorida de mulher jovem na cadeira do dentista.

Prevenção

Manter bons hábitos de higiene bucal é a melhor forma de prevenir a sensibilidade nos dentes: use fio dental todos os dias, utilize escovas de cerdas macias e pratique a escovação de maneira firme, mas suave, afinal, não é necessário aplicar força nos dentes.

Além disso, você pode prestar mais atenção na sua alimentação para diminuir o consumo de doces e alimentos ácidos todos os dias.

Outra dica é não escovar os dentes logo após ingerir alimentos e bebidas; o ideal é aguardar pelo menos 30 minutos ou enxaguar bem a boca com água antes da escovação.

Alívio

Se você já tem o problema, o ideal é começar a utilizar escovas de dentes com cerdas macias, cremes dentais para dentes sensíveis — IMPORTANTE: esses produtos não resolvem o problema, apenas aliviam por algum tempo — e pare de ingerir bebidas e alimentos muito quentes ou muito gelados.

Dica extra: masque chicletes sem açúcar! Eles ajudam a aumentar a quantidade de saliva na boca, o que hidrata os dentes.

Evite tratamentos caseiros, eles podem agravar os danos na estrutura dos dentes. A decisão mais sábia é não esperar que a dor piore; ainda no começo da sensibilidade, as possibilidades de tratamento são menos invasivas e muito mais eficientes.

Tratamentos

Existem diversas maneiras de tratar a sensibilidade no consultório do dentista:

  • Utilização de placas protetoras que previnem o bruxismo ou o atrito dos dentes enquanto você dorme;
  • Aplicação de laser;
  • Utilização de verniz de flúor;
  • Impermeabilização da superfície do dente;
  • Em casos mais sérios, os tratamentos de canal (remoção do nervo) são utilizados.

 

Sua dúvida foi respondida? Que tal deixar um comentário aqui embaixo com a sua experiência, opinião ou pergunta? 

Não esqueça de me seguir no Instagram (@drgustavo.bezerra) para receber conteúdos sobre saúde bucal no seu feed!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra

Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos