A Síndrome dos Ovários Policísticos  (SOP) é mais comum do que parece, podendo se desenvolver entre 20 a 30% de mulheres.

Neste post você irá compreender um pouco mais sobre a SOP. Hoje vamos abordar os tópicos:

  • O que são Ovários Policísticos? 
  • O que você precisa saber sobre a condição
  • Como a síndrome dos ovários policísticos afeta a gravidez?
  • Quais exames podem ser solicitados caso haja o desejo de engravidar?
  • Quais tratamentos são indicados para SOP como fator da infertilidade?

Continue lendo até o final!

O que são Ovários Policísticos?

Ilustração médica ginecologista

Sendo bem frequentes entre as mulheres, o ovários policístico consiste em um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos – pequenas bolsas com material semissólido ou líquido.

A SOP, se acompanhada de distúrbios hormonais, pode causar problemas como: acne, irregularidade da menstruação, obesidade e infertilidade. Apesar de comum, ainda não se conhece a causa específica da síndrome.

É importante que você saiba:

– É possível que a menstruação deixe de acontecer mensalmente e regularmente para quem possui a síndrome dos ovários policísticos (SOP), o que pode gerar a infertilidade.

– Apesar disso, pessoas com SOP podem engravidar sem a necessidade de tratamentos de fertilidade, então caso não queira uma gravidez indesejada, utilize um método contraceptivo

– Existem formas de tratamentos que contribuem para regular a menstruação e dar início a ovulação.

Como a síndrome dos ovários policísticos afeta a gravidez?

Caso você pense em ter filhos e tenha a SOP, é comum acarretar dúvidas sobre a capacidade de engravidar. Portanto, ter conhecimento sobre as possibilidades disponíveis na tentativa de gestação pode ajudar a tranquilizar esses pensamentos.

Nesta síndrome, a disfunção do ovário pode acarretar dificuldade para engravidar, visto que pessoas com SOP podem ovular numa frequência imprevisível.

Para quem deseja e está tentando engravidar, essa síndrome pode dificultar o cronograma sexual do casal durante o período fértil de seu ciclo, diante da ovulação. Outro ponto é a irregularidade da ovulação da pessoa todos os meses, podendo retardar a gravidez.

Quais exames podem ser solicitados na SOP em caso de desejo de engravidar?

Médicos ginecologistas

  • Exames hormonais;
  • Ultrassonografia Pélvica/Transvaginal;
  • Glicemia de jejum;
  • Hemoglobina glicada.

Quais tratamentos são indicados para SOP como fator da infertilidade?

Médicos ginecologistas

Vale ressaltar que por ser uma síndrome complexa, a SOP deve ser acompanhada por um grupo multiprofissional, como: especialistas em reprodução humana, endocrinologistas e ginecologistas. 

Além disso, outros pontos fazem-se importantes

1- Mudar o seu estilo de vida, desde uma alimentação saudável a uma rotina de exercícios físicos ativa, acompanhamento psicológico e entre outros hábitos;

2- Você pode optar pela Indução de Ovulação, que consiste no processo de facilitar a produção e liberação de óvulos pelos ovários, tornando-se possível a fecundação pelo espermatozoide, gerando a gravidez. 

—-

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas! E para mais informações sobre saúde da mulher e maternidade, siga meu perfil no Instagram: @paulaangelicalopes

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes

Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos