Search
Close this search box.

Soluço em bebês: entenda o que isso pode indicar

Quando o soluço bate, é comum realizarmos todos os truques possíveis para fazê-lo parar, inclusive, há até quem fique de ponta a cabeça (rs). Mas, quando somos mães/pais, o soluço do nosso pequeno(a) pode gerar, para além do incômodo, bastante preocupação. Afinal, quando o assunto é saúde pediátrica, os cuidados são sempre redobrados. 

Por isso, no artigo de hoje vamos conversar sobre o soluço nos bebês e quando isso pode ser ou não um sinal de alerta. Para deixar você totalmente por dentro do assunto, vamos passar pelos seguintes tópicos:

  • O que é o soluço? 
  • Causas do soluço em bebês 
  • Medidas para aliviar o soluço 
  • Quando o soluço é algo urgente? 

O que é o soluço? 

O soluço nada mais é que a contração do músculo do diafragma, responsável tanto pela separação das partes (inferior e superior) do tronco quanto pela entrada de ar nos pulmões durante a respiração .Uma vez que as contrações são involuntárias e ocorrem em espasmos, o ar é puxado pela garganta e provoca o som do soluço

No caso da musculatura ainda imatura do bebê, qualquer irritação no seu diafragma pode levar ao sintoma. No entanto, diferente dos adultos, os pequenos se incomodam pouco com o soluço. Isso significa que ele é motivo de preocupação apenas em casos recorrentes  ou interferências em atividades básicas como mamar e dormir. 

Causas do soluço em bebês 

Criança comendo

Ainda não há uma comprovação exata sobre as causas que levam ao soluço em bebês. Contudo, uma das alternativas é que esse sintoma favorece a eliminação do excesso de ar da barriga dos pequenos. Mas, por que esse acúmulo acontece? A resposta está em simples situações do cotidiano como: 

Exposição ao frio: os pais sempre procuram deixar os filhos bem protegidos, mas a falta de vestimentas adequadas pode ocasionar  o contato da pele dos bebês com correntes de ar mais frias. Por isso, o importante  é mantê-los sempre com  uma roupa que cubra pelo menos a barriga e as costas, além de proteger os pés.

Barriga cheia: quando a barriguinha da criança está cheia, o ideal é deixá-la sentada  no bebê conforto ou encostada em um travesseiro. Caso escolha segurar o pequeno(a) no colo, fique atento para não apertar sua barriga  ou sacudir seu corpo. 

Fome: quando o bebê está com o estômago vazio, ele pode apresentar soluço como um indicativo de que precisa de uma nutrição alimentar. Ou seja, após a amamentação, o soluço costuma  parar. 

Refluxo gastroesofágico: neste caso, em especial, os bebês tendem a soluçar mais. É importante que os pais fiquem atentos em caso de vômitos em excesso, tosse ou sinais de irritabilidade. O tratamento é feito sob prescrição de medicamentos adequados pelo pediatra. 

Ação reflexa do sistema nervoso central: quando os pequenos ficam assustados, o soluço pode acontecer em função da reação do seu  imaturo sistema nervoso autônomo.

Medidas para aliviar o soluço 

Sabendo que o soluço, na maioria das vezes, não é um fator de risco para os pequenos, alguns cuidados simples podem ajudar a evitar o sintoma e diminuir a dor de cabeça dos pais com tanta preocupação.

Entre as medidas, estão: colocar o bebê para arrotar após a amamentação, manter a criança com a cabeça mais elevada na hora de mamar (isso facilita a saída de ar) e   nutrir o pequeno(a) nos primeiros sinais de fome. Além disso, você deve estar se perguntando sobre o uso da água, então vale lembrar: não a ofereça para menores de 6 meses.  

Quando o soluço é algo urgente? 

Criança com soluço

Quando os sintomas são persistentes por mais de 48 horas seguidas e sem intervalos, o soluço  pode indicar problemas mais sérios como a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Por isso, não deixe de levar seu pequeno(a) regularmente ao pediatra, a fim de preservar o crescimento saudável na infância e tratar precocemente o problema. 

 

O que achou deste conteúdo? Confira mais dicas sobre cuidados pediátricos no meu perfil no instagram, onde estou sempre te ajudando a cuidar do seu pequeno(a).  

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados