Search
Close this search box.

Sonambulismo: entenda mais sobre esse distúrbio do sono

O sonambulismo leva muitas pessoas à dúvidas que vão desde do que realmente é, suas manifestações e qual o impacto para a vida de quem passa por isso.

Primeiramente, é preciso saber que o sonambulismo é um distúrbio passível de acontecer com qualquer um, embora sua frequência seja significativamente maior entre as crianças.

Quer saber qual seu significado, como se comporta e o que fazer quando acontecer? Então acompanhe esse artigo!

Como se manifesta?

Esse distúrbio comportamental acontece com a ativa do cérebro quando os indivíduos estão dormindo.

Atividades motoras como caminhar, falar e até mudar de roupa são feitas, pois são corriqueiras e, quem sofre com sonambulismo, costuma justamente realizar ações naturais de sua rotina.

Tudo isso acontece no estágio mais profundo do sono, o que faz com que as pessoas fiquem ainda mais dispersas de suas atitudes quando acordam, sem lembrar dos acontecimentos.

Mulher se levantando da cama

O que fazer com um sonâmbulo?

Já se acreditou que o susto fosse a melhor ação para acabar com esse distúrbio, no entanto, isso não é mais discutido hoje. O que se entende agora como ideal é levar as pessoas até seus leitos e as deixarem despertar sozinhas.

No entanto, se for necessário, também é aceitável acordá-la, mas mantendo uma abordagem sem sustos, já que normalmente essa situação por si só causa confusões.

Precisa de ajuda médica?

Principalmente na fase da infância e adolescência, é comum o sonambulismo diminuir e parar de acontecer naturalmente, sem a ajuda de um profissional. Mas, quando isso não acontece, e vem acompanhado de exposições a situações de risco, o diagnóstico e o tratamento são a melhor alternativa.

Para cuidar desse distúrbio, é necessário entender como o problema está sendo desencadeado. Ajuda neurológica, psicológica ou psiquiátrica poderão analisar o quadro com suas especificidades para que se possa chegar ao diagnóstico e ser realizado o tratamento apropriado.

Vale lembrar também que a automedicação não é uma alternativa adequada! Só um médico especializado, que entenda e acompanhe o seu caso individualmente, pode prescrever medicamentos e conduzir o tratamento de sonambulismo da melhor forma.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe meus outros artigos aqui no blog Vitta e saiba mais sobre informações e dicas sobre psiquiatria e como manter uma boa saúde mental!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Stefânie Rodrigues
Picture of Dra. Stefânie Rodrigues
Dra. Stefânie Rodrigues é Médica Psiquiátrica, formada na Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Psiquiatria no Hospital Municipal do Campo Limpo, em São Paulo, SP. Atualmente, realiza Pós-Graduação em Psiquiatria Infantil na POSFG (SP).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados