Search
Close this search box.

Terapia hormonal em pessoas trans: como funciona?

Para se sentir bem consigo, muitas pessoas trans buscam a terapia hormonal como alternativa para modificar o seu próprio corpo, já que não se identificam com o seu gênero biológico.

A busca por essas mudanças não proporcionam apenas bem-estar físico, mas também psicológico. 

Quer saber mais? Entenda mais sobre a terapia hormonal em pessoas trans:

 

O que é uma terapia hormonal?

Também conhecida como hormonioterapia, a terapia hormonal funciona para desenvolver características físicas e biológicas com o gênero pelo qual o indivíduo se identifica. Para isso, são utilizadas algumas dosagens de hormônios sexuais exógenos e antiandrogênicas. 

Ainda no ano de 2020 o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou o uso de terapia hormonal para pessoas com idade mínima de 16 anos. No entanto nem todos os transgêneros desejam seguir por esse caminho.

 

Quais são os efeitos da terapia hormonal?

Os efeitos da hormonioterapia vão variar de acordo com o gênero e a individualidade, mas jamais poderão alterar questões como a altura. Geralmente estão relacionados a mudanças físicas que possuem um determinado padrão.

Para mulheres trans é comum:

  • A gordura começa a ser melhor distribuída para partes do corpo em específico, como o quadril;
  • O crescimento de pêlos fica mais retardado;
  • Massa magra e energia vão apresentar diminuição;
  • Tamanho dos órgãos sexuais masculinos podem sofrer uma redução de tamanho;
  • Aumento dos seios.

Para homens trans é comum:

  • Crescimento de barba e outras áreas com pêlos mais grossos;
  • Calvície masculina pode começar a se desenvolver;
  • A voz fica mais grossa;
  • Promove o ganho de massa muscular;
  • Na maioria dos casos a menstruação é interrompida, mas pode ainda existir alguns sangramentos pontuais;s
  • Surgimento de acnes com maior frequência;
  • Aumento da libido.

Para esses efeitos começarem a ser notados, na maioria das vezes são necessários muitos meses de hormonioterapia. Os resultados não vão surgir de um dia para o outro. É normal, não se desanime!

 

Como funciona o acompanhamento médico na hormonioterapia?

Para poder dar início à terapia hormonal você precisará estar em acompanhamento médico que realizou os exames adequados para essa liberação. Nenhuma aplicação de hormônio pode ser realizada por conta própria.

Se a intenção é que os resultados sejam satisfatórios e se prolonguem durante toda a vida, a terapia hormonal não pode parar e deve apresentar uma contínua adaptação. Vale lembrar que alguns efeitos podem ser irreversíveis.

Além de ter um(a) endocrinologista como aliado(a) nessa importante missão, a maioria das vezes é indicado que o paciente também tenha um acompanhamento psicológico, principalmente durante o início do processo.

 

Gostou do artigo? Compartilhe esse post com um(a) amigo(a) que precisa saber disso! Para conferir mais informações médicas, me acompanhe no Instagram @tallitavieiraendocrino.

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira
Picture of Dra. Tallita Vieira
Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados