Search
Close this search box.

Transtorno de Impulso: entenda, reconheça e busque as melhores saídas

Nos estudos da saúde mental, estamos sempre buscando entender como os transtornos se manifestam e afetam as pessoas. Um deles é o Transtorno de Impulso, que se mostra como um conjunto de condições que envolvem impulsos irresistíveis e comportamentos repetitivos e destrutivos.

Neste caso, há uma dificuldade de controle, levando a comportamentos repetitivos e com ações normalmente gerando consequências negativas, afetando a qualidade de vida e os relacionamentos pessoais e profissionais.

Entre os principais tipos de transtornos de impulso, há a cleptomania, em que ocorre o impulso de roubar objetos desnecessários. Já a piromania é caracterizada pela atração irresistível por incendiar objetos.

Existe também a tricotilomania, que consiste em arrancar os próprios cabelos, e o transtorno explosivo intermitente, no qual episódios explosivos de raiva são desencadeados de forma desproporcional.

Como você pode ver, as manifestações desse transtorno variam de gravidade e podem afetar as pessoas de diferentes maneiras. Continue a leitura e saiba mais sobre tudo que cerca essa condição!

As causas e suas complicações

Há um conjunto de fatores entre genéticos, desequilíbrios neuroquímicos e experiências traumáticas que possam contribuir para o seu desenvolvimento.

A genética exerce uma ação de tornar os indivíduos mais propensos a isso, já os desequilíbrios neuroquímicos acontecem com sofre com uma instabilidade de neurotransmissores do cérebro, como a serotonina.

Tudo pode ser ainda mais agravado se o ambiente também contribui, como, por exemplo, o estresse crônico, que pode aumentar a vulnerabilidade aos comportamentos, ou a pressão social, com a influência de comportamentos.

Mas, para ter certeza de qual desses pontos contribui com essa situação, é necessário buscar analisar, primeiramente, os sintomas.

Entendendo como se manifesta

Se as causas variam, os sintomas também passam por isso, no entanto, algumas características comuns podem auxiliar no diagnóstico.

Uma dessas é a incapacidade de resistir aos impulsos, mesmo quando se reconhece que essas ações são prejudiciais ou não estão de acordo com as normas sociais. Os indivíduos experimentam um alívio imediato após a realização do comportamento impulsivo, seguido de sentimentos de culpa, arrependimento ou vergonha.

Para diagnosticar, algum profissional da saúde mental, como psiquiatra ou psicólogo, precisa realizar uma avaliação clínica completa, onde o paciente é analisado para entender de fato cada ponto e buscar as melhores alternativas para amenizá-los.

Pessoa no chão, com mãos no rosto e na frente de um notebook

As maneiras de tratar

O tratamento do transtorno de impulso normalmente envolve uma equipe multidisciplinar, podendo ser realizado através de terapia e até medicação, que sempre deve ser prescrita por um psiquiatra.

Aliado a isso, estratégias de controle também podem surtir um efeito positivo. Uma delas é identificar gatilhos específicos que desencadeiam esses comportamentos no dia a dia.

A prática de técnicas de respiração profunda ou meditação também podem ser fortes aliadas, principalmente se o paciente também conta com uma rede apoio emocional, envolvendo família e amigos.

Ajuda é sempre bem vinda

Mesmo sendo bastante desafiador, para vencer esse transtorno é preciso ter determinação e acreditar na possibilidade da recuperação. É com isso, e seguindo as orientações médicas indicadas, que o indivíduo pode recuperar a sua qualidade de vida.

Para acontecer, a busca por suporte, como grupos de apoio, podem fazer com que o paciente se motive, quando vê esse problema em outras pessoas que também lutam para superá-lo.

No enfrentamento desses desafios, cada um precisa lembrar que é único e o processo de recuperação terá suas diferenças. Então, tenha paciência consigo mesmo e continue a buscar ajuda!

Circulo de pessoas de mãos dadas

Procure o melhor para sua vida

O transtorno de impulso é uma condição que afeta vidas levando pessoas a comportamentos destrutivos repetitivos, mas compreender sua natureza impulsiva, sintomas, causas e opções de tratamento é fundamental para ajudar aqueles que sofrem com essas condições.

Reconhecer o transtorno, buscar ajuda profissional e seguir um plano de tratamento adequado é a melhor ação que pode ser tomada para se recuperar de tudo isso.

Não desacredite do seu potencial de buscar o melhor para sua vida!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe meus outros artigos aqui no blog Vitta e saiba mais sobre informações e dicas sobre psiquiatria e como manter uma boa saúde mental!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Stefânie Rodrigues
Picture of Dra. Stefânie Rodrigues
Dra. Stefânie Rodrigues é Médica Psiquiátrica, formada na Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Psiquiatria no Hospital Municipal do Campo Limpo, em São Paulo, SP. Atualmente, realiza Pós-Graduação em Psiquiatria Infantil na POSFG (SP).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados