Search
Close this search box.

Transtornos Alimentares: compreenda seus efeitos no sistema endócrino e a importância do tratamento

Os transtornos alimentares são condições psicológicas que afetam a forma como as pessoas se relacionam com a comida, o corpo e as emoções. Eles podem causar sérios prejuízos à saúde física, mental e endócrina.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de transtorno alimentar, sendo os mais comuns a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar periódica. 

Neste artigo, vamos abordar as principais características, causas, sintomas e tratamentos desses transtornos. Vem comigo!

Conheça a definição dos principais transtornos alimentares

Ilustração transtorno alimentar

Existem diversos tipos de transtornos alimentares, entre eles, os mais comuns são

  • Anorexia nervosa: é a recusa em comer por medo de engordar, mesmo estando abaixo do peso ideal. A pessoa tem uma imagem distorcida do próprio corpo e busca a magreza extrema.
  • Bulimia nervosa: trata-se da ingestão compulsiva de grandes quantidades de comida, seguida de métodos para eliminar o que foi ingerido, como vômitos induzidos, laxantes ou exercícios excessivos. A pessoa também tem uma preocupação excessiva com o peso e a forma do corpo, e sente culpa e vergonha após os episódios de compulsão..
  • Transtorno da compulsão alimentar periódica: é caracterizada pela ingestão descontrolada de alimentos em um curto período de tempo, sem que haja métodos compensatórios depois. 

Como os transtornos alimentares afetam o sistema endócrino?

Em alguns casos, os transtornos alimentares podem afetar o sistema endócrino, que é o conjunto de glândulas e órgãos que produzem e regulam os hormônios no organismo humano. 

Os hormônios são responsáveis por controlar e coordenar diversas funções no corpo, como o metabolismo, o crescimento, a reprodução e o humor. 

Nesse sentido, ao serem atingidos por essas disfunções, podem causar alterações na produção e na ação de vários hormônios importantes, como o leptina, grelina, insulina, cortisol e outros sexuais.

Essas alterações hormonais são capazes de gerar consequências graves para a saúde mental das vítimas, engatilhando outros problemas, como ansiedade, depressão e distúrbios de imagem corporal. 

Quanto aos impactos à saúde física, os impactos podem levar a desequilíbrios hormonais, como amenorréia, infertilidade e distúrbios da tireoide.

Como identificar transtornos alimentares? Saiba quando buscar o acompanhamento médico!

Consulta com endocrinologista sobre transtornos alimentares

É muito importante que você aprenda a reconhecer os principais sintomas de transtornos alimentares. São eles:

  • Preocupação excessiva com o corpo;
  • Isolar-se socialmente por sentir-se acima do peso;
  • Perda de peso rápida;
  • Prática de atividades físicas em excesso;
  • Fazer dieta constantemente;
  • Preocupar-se e calcular tudo que vai ingerir;
  • Sentir-se culpado após as refeições;
  • Buscar motivos para não se alimentar;
  • Estimular o vômito após as refeições.

Diante de alterações bruscas nos seus comportamentos alimentares, consulte um especialista. Você não está sozinha!

Através do acompanhamento médico multidisciplinar, você receberá o acolhimento necessário para investigar as causas e, em caso do diagnóstico, seguir com o tratamento adequado. 

Dê o primeiro passo em direção à priorização da sua saúde e bem-estar: você merece o melhor!

Para mais conteúdos como este, fique atenta aos próximos artigos aqui no site e me acompanhe através do Instagram: @verushkatinoco

Sobre o(a) autor(a): Dra. Verushka Tinoco
Picture of Dra. Verushka Tinoco
Médica Endocrinologista há mais de uma década, possui residência em endocrinologia no Rio de Janeiro. Em seguida, se especializou em nutrição clínica (SP), oferecendo aos seus pacientes um atendimento personalizado, humanizado e assertivo.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados