Com a falta de higiene bucal ou com a presença de algum trauma, é possível que a parte interna dos dentes seja afetada, exatamente na região em que os vasos sanguíneos estão presentes.

Porém, o que poucos sabem é que a realização do tratamento de canal é uma das maneiras mais eficazes de consertar o problema.

Muito embora seja um processo que já existe há muito tempo, ele veio se modernizando, mas ainda sim deixa muitas dúvidas no ar. Dessa maneira, agora você vai conhecer, abaixo, alguns mitos e verdades acerca do tratamento de canal.

Dores nos dentes levam ao tratamento de canal

Com toda a certeza, essa afirmação é um grande mito. O tratamento de canal não é indicado apenas para pessoas que sentem dores nos dentes, sendo isso justificado pela possibilidade de haver inflamação na polpa do dente, consequentemente causando uma reação dolorosa. De todo o modo, nem toda dor é indício de necessidade de canal.

A ação mais indicada é ir até o dentista de maneira semestral ou anual para verificar se a saúde bucal está realmente em dia.

Tratamento doloroso

Mais um mito para a lista. Na maior parte dos casos, o tratamento de canal não causa nenhum tipo de dor. Os dentistas utilizam a anestesia no local do procedimento, permitindo que toda a técnica seja executada de maneira bastante tranquila e confortável para ambos os lados.

A dor só é ocasionada quando o paciente está com alguma espécie de infecção intensa e que compromete alguma área da boca. De toda a maneira, o especialista irá recomendar uso de medicação para amenizar o desconforto.

O dente tratado pode apresentar o mesmo problema

Verdade! Se o dente não houver recebido um tratamento adequado ou porque faltou algo durante o procedimento, é muito provável que ele possa apresentar o mesmo problema. Além disso, sofrer algum trauma dentário também pode ocasionar a retomada de todo o tratamento.

Fragilidade do dente após o tratamento de canal

Verdade! Quando o tratamento de canal é realizado, há a remoção da polpa do dente, o que acaba por reduzir a sua hidratação, deixando-o mais propenso à fraturas. De todo o modo, quando um mesmo dente possui um ou mais canais, ele já perdeu toda a sua estrutura original.

Isso pode acontecer, principalmente, por causa de tratamentos antigos de cáries, cáries ativas ou do desgaste na tentativa de acessar o canal. Por isso, o recomendado é que o tratamento do canal seja realizado por um especialista.

Tratamento longo e demorado

Isso é um mito. O tratamento de canal não precisa demorar mais do que algumas horas e, muito menos, ser realizado em sessões diferentes. De todo o modo, o tempo pode variar de acordo com a complexidade apresentada pela lesão.

Diante de um novo cenário, a tecnologia e os equipamentos modernizados nos consultórios permitem que o tratamento seja realizado de maneira eficaz e rápida.

É sempre importante esclarecer o que é verdade ou não, principalmente para não trazer mais desinformação para os futuros pacientes.

Sempre que puder, vá ao dentista!

Gostou deste artigo? Compartilhe com quem precisa saber sobre o assunto!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra

Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos