Search
Close this search box.

Você conhece a Candida, que causa a Candidíase?

mente nas áreas mais úmidas, como as íntimas. Porém, caso nosso sistema de defesa sofra algum desequilíbrio, esse fungo e suas variantes se proliferam, causando a conhecida Candidíase.

De certa forma ainda tratado como tabu, principalmente pela suposição de sua origem ser de relações sexuais, essa infecção acomete muitas pessoas e neste artigo vamos te explicar melhor como é seu comportamento. Continua a leitura!

Quanto mais Candida, mais chances de Candidíase

O fungo Candida tem suas variantes, como a Albicans e a lusitaniae, e são elas as responsáveis pela causa da Candidíase quando se espalham pelo corpo humano.

Essa proliferação acontece, por exemplo, através do uso indevido de antibióticos. O medicamento começa a matar as bactérias boas, que controlam os níveis do Candida, deixando-o livre para aumentar sua presença nos corpos.

Outro fator é a alta presença de açúcar no sangue. É por isso que pacientes diabéticos têm uma tendência maior de sofrer com a candidíase, sendo o tratamento com medicamentos ou insulina essenciais para esse controle.

Coletor menstrual com flores

As manifestações no corpo

A candidíase pode aparecer de diferentes formas, desde nas partes íntimas, até na boca, axilas e parte de trás das dobras das coxas, sendo, nessas duas últimas, marcada principalmente por lesões.

Na área da vagina, sua manifestação acontece com forte ardência, coceira, dor e vermelhidão, o que deixa nós mulheres bastante incomodadas e, entre as desinformadas, envergonhadas por achar que pode ser alguma IST (infecção sexualmente transmissível).

No entanto, a candidíase não entra na lista dessas infecções, pois sua origem nada tem a ver com a prática sexual. Ao perceber sua presença, ao invés de medo, o correto é procurar ajuda ginecologista ou urologista!

Atenção e cuidado são os segredos contra o fungo

A ajuda médica especialista fará a diferença no tratamento. Para isso, todo mundo deve prestar atenção no seu corpo, inclusive os homens, que também podem desenvolver essa infecção.

No tratamento, dependendo da área e da variante do Candida, a recuperação acontece com a ingestão de antimicóticos e com aplicação de pomadas antifúngicas nas áreas afetadas.

Mas, principalmente, é preciso se proteger da Candidíase, evitando o uso frequente de muitas roupas apertadas e mantendo uma boa higiene nas áreas mais úmidas e escondidas, deixando-as sempre secas.

Percebeu algo estranho na sua vagina ou em outra área do seu corpo e tá querendo saber melhor do que se trata? Entra em contato comigo pelo meu Instagram @paulaangelicalopes e vamos marcar uma consulta!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes
Picture of Dra. Paula Angélica Lopes
Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados