Search
Close this search box.

Saiba como evitar acidentes na infância: mantenha as crianças seguras dentro e fora de casa

A prevenção de acidentes na infância é um tema muito importante a ser refletido entre pais e familiares, pois os acidentes são uma das principais causas de lesões e hospitalizações em crianças. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, 90% dessas ocorrências podem ser evitadas com medidas simples de prevenção. 

Aprenda a identificar e a corrigir de potenciais perigos em casa

Crianças brincando em segurança em casa

Durante a infância, a curiosidade e a criatividade andam juntas, duas competências que devem ser exploradas em prol do desenvolvimento infantil, mas que, sem cuidado e orientação, também podem ser os motivos por trás de alguns acidentes. 

Em casa, é importante e comum que as crianças brinquem e desfrutem dos ambientes. Nesse sentido, os pais e familiares devem ficar atentos, para que possam identificar potenciais perigos, buscando prevenir situações de risco.

Na cozinha, devemos manter sempre os cabos sempre inalcançáveis para as crianças, deixar recipientes com alimentos quentes, isqueiros, álcool e objetos cortantes fora do alcance das crianças caso não haja supervisão.

Na sala e no quarto, atente-se a:

  • Móveis com quinas afiadas;
  • Manter os móveis longe de janelas e cortinas;
  • Tapetes e pisos escorregadios;
  • Tomadas e fios elétricos sem proteção. 

Quanto à lavanderia, área de serviço ou garagem, é importante salientar que não são áreas favoráveis para a segurança infantil, já que, comumente, são ambientes onde há acúmulo de produtos químicos, grande diversidade de objetos e etc. 

Fique atento aos cuidados preventivos fora de casa!

Crianças brincando em segurança fora de casa

Fora de casa, durante os momentos de lazer, é preciso manter-se atento às brincadeiras infantis. 

Ao levar as crianças para passear, em primeiro lugar, siga as regras de trânsito, utilizando equipamentos de proteção infantil, como bebê-conforto, cadeirinhas e assentos de elevação. 

Após a chegada no local planejado, continue supervisionando a criança, para que ela não ultrapasse os limites do espaço e vá para a estrada, por exemplo. Além de avaliar as brincadeiras, dando orientações e conversando com a criança. 

Confira dicas de primeiros socorros para crianças

Pai prestando primeiros-socorros a filha que se machucou

Os primeiros socorros são medidas de emergência que se aplicam quando uma criança sofre um acidente ou uma doença repentina, até que ela possa receber atendimento médico adequado. 

Saber como reagir diante dessas situações pode salvar vidas ou evitar sequelas graves. Veja algumas dicas de primeiros socorros para crianças:

  • Em caso de engasgo, coloque a criança de barriga para baixo sobre o seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo, e dê cinco tapas firmes nas costas dela, entre as omoplatas. Se o objeto não sair, vire a criança de barriga para cima e faça compressões no meio do tórax, com dois dedos, na região entre os mamilos. Repita o processo até o objeto sair ou a criança voltar a respirar.
  • Em caso de queimadura, coloque a área queimada debaixo da água fria corrente por pelo menos 20 minutos. Isso ajuda a aliviar a dor e a cicatrização. Não use produtos caseiros nem pomadas sem orientação médica. Se houver bolhas, não as estoure. Cubra o local queimado com um pano limpo e procure um serviço de saúde.
  •  Em caso de afogamento, retire a criança da água e verifique se ela está respirando e consciente. Se estiver, coloque-a deitada de lado e aguarde o socorro ou leve-a ao pronto-socorro para avaliação. Se não estiver, inicie as manobras de reanimação cardiopulmonar: faça 30 compressões no meio do tórax da criança e duas insuflações na boca dela. Repita o ciclo até a criança voltar a respirar ou o socorro chegar.

Essas são algumas dicas de primeiros socorros para crianças que podem fazer a diferença em situações de emergência. 

Mas lembre-se: os primeiros socorros não substituem o atendimento médico. É fundamental que, em situações como as listadas acima, a criança tenha acesso ao acompanhamento médico.

Quando devo levar meu filho ao pronto-socorro? 

Oriente a criança sobre a importância desses cuidados

Mãe brincando e instruindo seu filho

A educação e o ensino de segurança às crianças são fundamentais para que elas possam se desenvolver de forma plena e saudável. 

A partir disso, as crianças podem aprender a se proteger dos riscos e perigos em diferentes ambientes. Algumas dicas para educar e ensinar sobre segurança às crianças são:

  • Converse com a criança de acordo com seu nível de compreensão e use uma linguagem clara e adequada para cada idade. Explique os riscos e as consequências de determinadas situações e como evitá-las ou enfrentá-las.
  • Utilize vídeos, histórias, ilustrações e outros recursos para tratar do assunto de forma interessante e lúdica. A Criança Segura disponibiliza diversos materiais que podem ser usados em casa ou na escola para falar sobre prevenção de acidentes com as crianças.
  • Realize atividades lúdicas e recreativas para ensinar sobre cuidados e prevenção. As crianças aprendem brincando e é por meio das brincadeiras que elas experimentam e reinventam o mundo. Através de jogos e atividades lúdicas é possível ensinar muito a uma criança.

Por que levar as crianças ao pediatra regularmente?

O que achou deste conteúdo? Confira mais dicas sobre cuidados pediátricos no meu perfil no Instagram, onde estou sempre te dando dicas para garantir o melhor para o seu filho! 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados