Diariamente é possível notar a presença do uso de medicamentos sem receita médica por pessoas do nosso convívio. Algumas alterações na saúde do corpo são interpretadas como “irrelevantes” e não recebem o cuidado e a atenção que merecem, ocasionando na automedicação. 

O automedicamento é o caminho escolhido para solucionar de maneira rápida alguns sintomas. Mas, você sabia que essa escolha pode resultar em problemas no coração? 

Em pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Abifarma), foi levantado que cerca de 80 milhões de pessoas tomam remédios para amenizar sintomas sem consulta médica, é preocupante! 

Nesse conteúdo vou apresentar pontos importantes a conhecer sobre a automedicação. Confira! 

Reações que a automedicação pode causar ao seu corpo e coração

Medicamentos

De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), 70% da população realiza a automedicação sem prescrição médica, sendo o automedicamento a principal causa de intoxicação no país. 

As reações dessa ação podem gerar problemas graves como insuficiência nos rins, sangramentos no estômago e nos intestinos, lesões no fígado e até mesmo aplasia no sangue, doença que dificulta a formação de células no sangue. 

Em estudo feito pela revista científica European Heart Journal, foi relacionado o uso do diclofenaco e ibuprofeno, anti-inflamatórios usados no combate a dores e inflamações, com maiores riscos de parada cardíaca. Na publicação eles afirmam que o ibuprofeno pode aumentar 30% o risco de parada cardíaca, já o diclofenaco pode chegar a 50%.

Medicamentos como esses e muitos outros são de fácil acesso, podendo ser adquiridos em qualquer farmácia. Além de contribuir para problemas maiores, você pode estar ignorando indícios de alguma doença que poderia ser identificada precocemente em consulta médica!

Diante de qualquer alteração e sintomas sinalizados pelo seu corpo, consulte um médico. A falsa ilusão de um problema solucionado pode acarretar problemas não só para o coração, mas para toda a sua estrutura corporal. 

 A sua saúde e bem estar merecem atenção! Cuide-se!

Leitura Recomendada: Benefícios para o coração

Gostou do conteúdo? Compartilhe essas informações com seus familiares e amigos! 

Você também pode encontrar mais textos sobre saúde do coração feitos por mim aqui no Portal Vitta, confira!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Vinícius Caldas

O Dr. Vinícius Caldas é médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN e em Cardiologia e Ecocardiografia pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP/SP. Atua realizando exames de ecocardiograma e todas as suas modalidades, bem como atendimento em cardiologia na Clínica Cardiológica HC Cardio (Hospital do Coração), uma das maiores clínicas de Cardiologia do estado.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos