A Covid-19, inicialmente tratada como uma síndrome respiratória, hoje é reconhecida pelos médicos e cientistas como uma doença sistêmica, capaz de afetar e desencadear processos inflamatórios em diversos órgãos do corpo humano.

Apesar dos pulmões serem os mais afetados pelo vírus, o coração também é uma das partes em que foram registradas sequelas sérias da infecção, e, portanto, é fundamental estar atento(a) ao seu pleno funcionamento mesmo depois da cura.

Médicos de diferentes especialidades estão sugerindo um check-up logo após a contaminação para avaliação e checagem de sequelas, e essa orientação se estende também ao acompanhamento cardiológico.

A importância de visitar um cardiologista após infecção pelo novo Coronavírus

check-up cardiológico

Desde o início da pandemia, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) alerta para os riscos que o novo Coronavírus traz para o sistema cardiovascular. Pacientes portadores de doenças cardíacas e cardiometabólicas, como diabetes e obesidade, têm mais chances de desenvolver os níveis mais graves da doença e, portanto, devem tomar ainda mais cuidados e precauções.

No entanto, com o avanço da patologia em todo o mundo, foram comprovados também os efeitos do vírus no coração, após a infecção, mesmo em pacientes que não eram portadores de problemas cardíacos. 

Um exemplo são os casos de miocardite e pericardite. A inflamação, que afeta a membrana e o músculo que envolvem o órgão, e são causadas, geralmente, por infecções virais, têm sido constatadas com cada vez mais frequência em indivíduos infectados pela Covid-19 – mesmo em casos leves e até assintomáticos.

O vírus pode atingir o músculo do coração e provocar uma inflamação silenciosa, que pode ser detectada após semanas desde a recuperação.

Fique atento(a) aos sintomas e marque uma consulta!

 doenças cardíacas covid

Se você teve Covid-19, é importante ficar atento(a) a sintomas como falta de ar, dor no peito, palpitações e fadiga excessiva, e realizar um check-up cardiológico para verificar a saúde do coração e evitar consequências mais graves.

Além da miocardite, pericardite, arritmias, insuficiência cardíaca e até mesmo infarto são consequências possíveis após a infecção pelo novo Coronavírus. Portanto, independente de histórico prévio e da gravidade da doença, é importante procurar um médico cardiologista após a recuperação para realizar uma avaliação completa, a fim de identificar e tratar possíveis sequelas.

Assim como são feitos exames de imagem no pulmão para analisar os danos da doença no órgão, o eletro e ecocardiograma também são essenciais para verificar se o coração também sofreu algum tipo de agressão que irá gerar um dano grave mais à frente.

Ao tratarmos da Covid-19, os cuidados devem ser redobrados não somente para prevenir, como também para tratar e cuidar da saúde após a infecção. Por isso, não se descuide, mesmo após a cura. Procure um médico de confiança e solicite um check-up completo!

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe com a família e amigos! E, se você ficou com alguma dúvida relacionada ao assunto, deixe um comentário logo abaixo ou entre em contato!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Vinícius Caldas

O Dr. Vinícius Caldas é médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN e em Cardiologia e Ecocardiografia pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP/SP. Atua realizando exames de ecocardiograma e todas as suas modalidades, bem como atendimento em cardiologia na Clínica Cardiológica HC Cardio (Hospital do Coração), uma das maiores clínicas de Cardiologia do estado.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos