A vacinação contra a Covid-19 trouxe muitas dúvidas para a população. Apesar de ter o aval de cientistas e órgãos reguladores, muitas fake news ainda circulam por aí.

O verdadeiro perigo está em inventar mentiras que prejudiquem a imunização de grupos de risco, especialmente aquelas pessoas com problemas cardiovasculares.

Quer saber mais? Acompanhe o texto!

Quem possui doenças do coração pode se vacinar?

Fotografia colorida de homem sendo vacinado.

Não só pode, como deve!

Quem possui problemas do coração apresenta ainda mais riscos de morte e casos graves da doença.

Há muitos registros de pacientes que desenvolveram miocardite — uma inflamação na musculatura do coração. Outros, tiveram insuficiência cardíaca. 

Como o Coronavírus ainda gera efeitos e sequelas imprevisíveis para a comunidade médica, o ideal é prevenir a contaminação e o desenvolvimento de casos graves em pacientes com a saúde já afetada.

Como fica a medicação antes e depois da vacinação?

Fotografia colorida de pote de remédios derrubado, com diversas pílulas espalhadas. Além dessas, várias cartelas de remédios estão ao redor.

O tratamento contra as doenças cardiovasculares NUNCA pode ser interrompido sem o aval do seu médico. Estas são doenças muito sérias e de condição crônica, portanto, os cuidados continuam antes e após a vacinação.

Inclusive, o fato de manter o problema controlado diminui os riscos mais sérios em casos de contaminação. Portanto, não pare a medicação por conta própria em hipótese alguma.

Vacina sim!

Ilustração colorida de homem sendo vacinado. Ele tem um balão de fala com um vetor de vírus, cruzado por uma linha.

Você recebeu alguma “notícia bombástica” no seu WhatsApp que, pra variar, “o mundo não quer que você saiba”? Provavelmente é uma notícia falsa.

Minha recomendação profissional é: ignore estas mensagens, não compartilhe e siga as orientações do seu médico cardiologista.

A vacinação é eficiente pois tem muitos benefícios não só para você, mas para toda a sua comunidade: sua família, seus amigos, seus vizinhos… A vacina é uma ferramenta de combate que só funciona quando é usada em coletividade: todos tomam, todos estão protegidos.

Além disso, a vacinação ajuda a reduzir casos de internação, o que libera o sistema de saúde público e beneficia a todos. Faça a sua parte! Vacina sim!

Compartilhe esse texto com pessoas que você conhece e ajude a espalhar informação confiável!

 

Recentemente publiquei um texto chamado “Por que fazer um check-up cardiológico pós-Covid?” e vale a leitura!

Se você chegou até aqui, que tal conferir a minha página no Portal Vitta?

Até a próxima!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Vinícius Caldas

O Dr. Vinícius Caldas é médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN e em Cardiologia e Ecocardiografia pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP/SP.Atua realizando exames de ecocardiograma e todas as suas modalidades, bem como atendimento em cardiologia na Clínica Cardiológica HC Cardio (Hospital do Coração), uma das maiores clínicas de Cardiologia do estado.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos