Search
Close this search box.

Excesso de pelos em mulheres: saiba tudo sobre o Hirsutismo!

O hirsutismo é caracterizado pelo crescimento em excesso de pelos em mulheres, em regiões que normalmente não teriam, como no rosto, no peito, na barriga e na parte interna da coxa. 

Neste artigo, irei te explicar quais são as causas, prevenção, tratamento e outros pensamentos importantes sobre o problema. Me acompanhe!

O que pode causar o hirsutismo? Existe alguma complicação?

Mulher apresentando complicações do hirsutismo

O hirsutismo é causado por um excesso de hormônios andrógenos, sendo o principal deles a testosterona, que é mais comum nos homens. A testosterona faz com que os pelos cresçam mais grossos e escuros do que o normal.

Além disso, a doença pode estar relacionada a disfunções endocrinológicas, como problemas nos ovários e nas glândulas adrenais, que são responsáveis por produzir os hormônios. 

Ou pode ser uma característica genética, que passa de pais para filhos. Suas complicações variam, podendo trazer alguns desconfortos para a mulher, como alterações no ciclo menstrual, dificuldade para engravidar, acne e baixa autoestima. 

Desequilíbrio hormonal: quando devemos nos preocupar?

Existe tratamento para o hirsutismo?

Mulher buscando ajuda endocrinológica para tratar hisurtismo

Além do excesso de pelos em regiões atípicas em mulheres, outros sintomas podem indicar o hirsutismo, como o histórico familiar da doença , o excesso do hormônio masculino (testosterona) e a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

O diagnóstico é dado através de uma avaliação com uma endocrinologista, que deverá realizar uma investigação hormonal, assim como uma análise do histórico familiar da paciente. 

Mas não fique aflita! O hirsutismo não é uma doença grave e tem tratamento! Feito o diagnóstico e com a causa definida, a especialista definirá o melhor método para tratar o problema. 

Check-up anual pode prevenir doenças endocrinológicas

Se você quer continuar recebendo conteúdos relacionados à saúde, me siga nas redes sociais: @tallitavieiraendocrino. Você também pode conferir outros textos na minha página exclusiva no blog Vitta!

Até breve!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira
Picture of Dra. Tallita Vieira
Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados