Ecocardiograma, também conhecido como ecocardiografia, é considerado um dos exames mais importantes quando o assunto é prevenção e cuidados com o coração!

Fazer o exame é indispensável para pessoas portadoras de cardiopatias congênitas, além de outros problemas cardíacos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o primeiro período de 2021 registrou 50.284 óbitos relacionados a problemas cardiovasculares. Portanto, é muito importante que você faça exames como o ecocardiograma, dando a atenção necessária a sua saúde e tomando medidas preventivas!

Como é feito o exame? Quem pode fazer?

Ilustração de consulta ao coração

O exame é simples: é realizado através de um aparelho de ultrassom, esse dispositivo é responsável por captar as ondas sonoras e gerar imagens. Não causa dor, não é invasivo e dura cerca de 20-30 minutos.

Depois de geradas, essas imagens são avaliadas, sendo detectável a presença de doenças desenvolvidas ou que podem se desenvolver, permitindo o acompanhamento médico da saúde cardiovascular do paciente.

Esse é um procedimento totalmente seguro, qualquer pessoa pode realizar o exame de ecocardiograma: gestantes, crianças, adultos e idosos. 

Tratando de gestantes, o procedimento pode ser executado entre a 26ª e a 28ª semanas de gestação para a detecção precoce de cardiopatias congênitas e para avaliar a morfologia cardíaca fetal.

Por que fazer esse exame?

Médico cardiologista

É através desse exame que podemos analisar com mais facilidade os problemas cardíacos do paciente, possibilitando o diagnóstico, investigando as causas e contribuindo para o tratamento.

Nele é possível identificar doenças como:

  • Doenças de válvulas cardíacas;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doenças congênitas (doenças de nascimento);
  • Doenças do Pericárdio;
  • Doenças de aorta torácica;
  • Tumores cardíacos;
  • Crescimento de cavidades atriais e ventriculares;
  • Presença de coágulos do coração que podem migrar pelo corpo.

O ecocardiograma é solicitado de acordo com cada caso, visando o bem-estar e saúde do paciente. Fazer o exame contribui para o diagnóstico precoce de problemas cardíacos, possibilitando que eles sejam identificados e tratados o mais rápido possível.

Saiba quais são os principais sinais do infarto!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! Aproveite para seguir o Instagram do Portal Vitta (@vittaportal)! 

Sobre o(a) autor(a): Dr. Vinícius Caldas

O Dr. Vinícius Caldas é médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN e em Cardiologia e Ecocardiografia pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP/SP.Atua realizando exames de ecocardiograma e todas as suas modalidades, bem como atendimento em cardiologia na Clínica Cardiológica HC Cardio (Hospital do Coração), uma das maiores clínicas de Cardiologia do estado.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos