Na terceira idade, os acidentes domésticos tornam-se cada vez mais comuns. No entanto, não devemos normalizar a queda em idosos, pois, muitas vezes, podem estar relacionadas à labirintite

Ocorrências como essa costumam gerar alguns tipos de fraturas e lesões, colocando em risco a saúde e o bem-estar dos idosos. Para entender mais sobre o assunto, acompanhe este artigo!

Afinal, o que é labirintite? 

Normalmente, a labirintite costuma se manifestar depois dos 40 anos, devido a mudanças metabólicas, responsável por comprometer o equilíbrio e a audição. 

Entre os fatores de risco da doença, podemos destacar: diabetes, hipertensão, hipoglicemia, hábitos de vida (como o consumo do cigarro, álcool e café em excesso) e o uso de alguns medicamentos (como antibióticos e anti-inflamatórios). 

Os sintomas da labirintite variam, são eles:

  • Tonturas;
  • Vertigens;
  • Zumbido no ouvido;
  • Náuseas e vômito;
  • Sudorese;
  • Desequilíbrio e/ou instabilidade;
  • Perda de audição ou audição reduzida. 

Preciso fazer uma lavagem de ouvido? Entenda isso e mais!

E agora? O que fazer diante dos sintomas?

Senhora em consulta com otorrinolaringologista

A labirintite afeta diretamente a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes! 

Portanto, diante dos sintomas, é de extrema importância realizar uma consulta com um otorrinolaringologista. Através de uma avaliação, o especialista poderá diagnosticar a agir em prol do controle da doença. 

Partindo desse cuidado, o paciente terá acesso a uma melhor qualidade de vida, assim como a uma rotina mais saudável e com bem-estar. 

Quer saber mais? Continue acompanhando os meus artigos publicados aqui no Portal Vitta e me siga no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)!

Nos vemos na próxima!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Kallil Monteiro Fernandes

Dr. Kallil Monteiro Fernandes é Otorrinolaringologista, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, RN. É membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atende na Clínica Pedro Cavalcanti (Unidade Tirol).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos