Search
Close this search box.

Lentes de Contato Dental: Como funcionam? Quem pode usar? Entenda isso e mais!

Muitas pessoas sonham em ter o sorriso perfeito, com dentes alinhados, branquinhos, saudáveis e bonitos. Para conquistar esse objetivo, as lentes de contato dental se popularizaram como o procedimento ideal para quem deseja melhorar a estética do sorriso.

O procedimento é realizado por um médico dentista e consiste no encaixe de pequenas lâminas de porcelana (com 1mm de espessura) na frente dos dentes. Por meio dessas lâminas, é possível alterar a cor, formato e o comprimento dos dentes de forma indolor e tranquila para os pacientes.

Com a popularização das lentes de contato dental, muitas dúvidas cercam o procedimento. Pensando nisso, hoje vou responder as principais perguntas feitas pelos pacientes sobre esse tratamento. Confira!

Quem pode usar lentes de contato dental?

Dentista e paciente

As lentes de contato dental podem ser usadas por qualquer pessoa com mais de dezoito anos de idade, contanto que estejam com os dentes, gengivas e outros componentes da cavidade bucal saudáveis. 

Esse procedimento é indicado para:

  • Alterações no formato dos dentes;
  • Fechar espaços entre os dentes (diastemas);
  • Dentes escuros;
  • Garantir que os dentes tenham a altura e a largura proporcionais.

Em alguns casos, a questão estética pode ser tratada por outros meios, sendo desnecessário o uso das lentes de contato. Um exemplo disso, é o clareamento dental ou ortodontia. 

Além disso, as lentes também podem causar um pouco desgaste nos dentes, sendo necessário que o paciente pense um pouco mais sobre essa consequência.

Quanto tempo duram as lentes de contato dental?

Quando bem cuidadas, as lentes de contato dental podem durar até 20 anos. Para isso, o paciente deve manter a higienização oral adequada e evitar hábitos que prejudiquem as lentes.

Apesar de serem feitas com materiais resistentes, os cuidados realizados pelos pacientes garantem a conservação e maior duração do tratamento. 

Hábitos que contribuem para a conservação das lentes:

  • Boa higienização bucal;
  • Visitas regulares ao dentista;
  • Evitar roer as unhas;
  • Evitar morder e abrir objetos com os dentes.

As lentes de contato dental precisam de manutenção?

Dentista consultando os dentes da paciente

Como qualquer outro procedimento odontológico, as lentes de contato dental também precisam do acompanhamento do médico dentista. 

Inicialmente, o paciente deve voltar seis meses depois de ter feito o tratamento. Após isso, a manutenção pode ser feita até uma vez no ano, dependendo dos cuidados do paciente com a higienização bucal, com as lentes de contato e para prevenir e tratar infiltrações e inflamações gengivais.

Leituras recomendadas:

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas! E para mais informações sobre saúde bucal e procedimentos para garantir um sorriso bonito e saudável, siga meu perfil no Instagram: @drgustavo.bezerra

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra
Picture of Dr. Gustavo Bezerra
Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados