A obesidade infantil destaca o excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos. A criança é considerada acima do peso quando, no mínimo, ela alcança 15% do peso acima do ideal para a sua faixa etária. 

Em pesquisa feita pela Federação de Obesidade, se não houver uma mudança de hábitos pelas pessoas, em menos de dez anos a obesidade pode chegar a atingir 11,3% milhões de crianças no Brasil.

Os números assustam e fazem uma chamada para que a população evite e trate essa doença que tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo. A obesidade pode acarretar uma série de riscos à saúde das crianças!

Quais são os principais riscos causados pela obesidade infantil?

Menina comendo macarrão

Quando falamos de obesidade infantil pensamos rapidamente em complicações relacionadas à saúde física da criança, pois facilita o desenvolvimento de doenças crônicas como a diabete mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e a pressão alta.

Além dos problemas físicos, a saúde mental da criança também é afetada, podendo causar baixa autoestima, isolamento social, depressão e, até mesmo, distúrbios alimentares e problemas de concentração. 

Caso as crianças não recebam o tratamento necessário enquanto é cedo, é muito comum que elas se tornem adultos obesos. Com o passar do tempo, esses adultos correm riscos de desenvolver doenças cardíacas, derrame cerebral e alguns tipos de câncer.

Os principais sintomas da obesidade infantil são:

  • Excesso de peso;
  • Muito cansaço e desânimo;
  • Falta de ar e/ou dificuldade para respirar;
  • Baixa autoestima e problemas para socializar;
  • Mau desenvolvimento ortopédico;
  • Desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  • Doenças cardíacas prematuras;
  • Doenças gastrointestinais;
  • Gordura no fígado.

Como prevenir e tratar a obesidade infantil?

Bebê com comidas saudáveis

A obesidade infantil pode ser prevenida quando existe uma rotina de hábitos saudáveis na vida das crianças, desde uma alimentação saudável à prática de exercícios físicos.

Além disso, as visitas a um profissional endocrinologista pediátrico é muito importante. Apesar de a obesidade infantil ser causada por uma má alimentação, a doença pode ser desenvolvida por distúrbios endócrinos-metabólicos.

O acompanhamento de um profissional é de extrema importância, podendo evitar e tratar precocemente a obesidade infantil. Essa é uma doença capaz de afetar o desenvolvimento físico e social das crianças tanto no agora, quanto a longo prazo.

Saiba mais sobre o trabalho e a importância do endocrinologista pediátrico

Além disso, você pode procurar por mais conteúdos feitos por mim sobre saúde infantil aqui no Portal Vitta. Confira!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Egberto Ezequiel de Moura

O Dr. Egberto Ezequiel de Moura é Endocrinologista Pediátrico associado à Sociedade Brasileira de Pediatria e à SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Além do atendimento clínico, Dr. Egberto atua como tutor de prática de Endocrinologia Pediátrica do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos