Search
Close this search box.

Obesidade Infantil: conheça os sintomas, riscos e tratamento

A obesidade infantil destaca o excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos. A criança é considerada acima do peso quando, no mínimo, ela alcança 15% do peso acima do ideal para a sua faixa etária. 

Em pesquisa feita pela Federação de Obesidade, se não houver uma mudança de hábitos pelas pessoas, em menos de dez anos a obesidade pode chegar a atingir 11,3% milhões de crianças no Brasil.

Os números assustam e fazem uma chamada para que a população evite e trate essa doença que tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo. A obesidade pode acarretar uma série de riscos à saúde das crianças!

Quais são os principais riscos causados pela obesidade infantil?

Menina comendo macarrão

Quando falamos de obesidade infantil pensamos rapidamente em complicações relacionadas à saúde física da criança, pois facilita o desenvolvimento de doenças crônicas como a diabete mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e a pressão alta.

Além dos problemas físicos, a saúde mental da criança também é afetada, podendo causar baixa autoestima, isolamento social, depressão e, até mesmo, distúrbios alimentares e problemas de concentração. 

Caso as crianças não recebam o tratamento necessário enquanto é cedo, é muito comum que elas se tornem adultos obesos. Com o passar do tempo, esses adultos correm riscos de desenvolver doenças cardíacas, derrame cerebral e alguns tipos de câncer.

Os principais sintomas da obesidade infantil são:

  • Excesso de peso;
  • Muito cansaço e desânimo;
  • Falta de ar e/ou dificuldade para respirar;
  • Baixa autoestima e problemas para socializar;
  • Mau desenvolvimento ortopédico;
  • Desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  • Doenças cardíacas prematuras;
  • Doenças gastrointestinais;
  • Gordura no fígado.

Como prevenir e tratar a obesidade infantil?

Bebê com comidas saudáveis

A obesidade infantil pode ser prevenida quando existe uma rotina de hábitos saudáveis na vida das crianças, desde uma alimentação saudável à prática de exercícios físicos.

Além disso, as visitas a um profissional endocrinologista pediátrico é muito importante. Apesar de a obesidade infantil ser causada por uma má alimentação, a doença pode ser desenvolvida por distúrbios endócrinos-metabólicos.

O acompanhamento de um profissional é de extrema importância, podendo evitar e tratar precocemente a obesidade infantil. Essa é uma doença capaz de afetar o desenvolvimento físico e social das crianças tanto no agora, quanto a longo prazo.

Saiba mais sobre o trabalho e a importância do endocrinologista pediátrico

Além disso, você pode procurar por mais conteúdos feitos por mim sobre saúde infantil aqui no Portal Vitta. Confira!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Egberto Ezequiel de Moura
Picture of Dr. Egberto Ezequiel de Moura
O Dr. Egberto Ezequiel de Moura é Endocrinologista Pediátrico associado à Sociedade Brasileira de Pediatria e à SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Além do atendimento clínico, Dr. Egberto atua como tutor de prática de Endocrinologia Pediátrica do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados