A Doença de Chagas é uma infecção parasitária, transmitida através das fezes de um inseto conhecido por Barbeiro, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. 

A transmissão da doença também pode acontecer por meio da ingestão de alimentos contaminados com os parasitas (como cana-de-açúcar e açaí mal processados), a transmissão de mãe para filho (de forma congênita), por transplante de órgãos e transfusões de sangue. 

A doença pode causar problemas cardíacos muito graves, como arritmias malignas ou dilatação do coração, impedindo o bombeamento ideal e eficiente do sangue para o corpo.  

Quais são os sintomas da Doença de Chagas?

Médico

Na maioria dos casos, a doença é assintomática em fase inicial, favorecendo o agravamento do quadro do paciente. Mas quando apresenta sintomas nessa fase, destacam-se:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Inchaço;
  • Falta de ar;
  • Palidez;
  • Aumento dos gânglios linfáticos.
  • Distúrbios cardíacos graves, digestivos e neurológicos;

Quando a doença não recebe o tratamento adequado, com o passar dos anos, em alguns casos, pode levar a vítima a sofrer com insuficiência cardíaca ou morte súbita.

Além do coração, a Doença de Chagas pode comprometer o cérebro, intestino, o esôfago e o estômago.

Como prevenir a contaminação da doença?

A principal forma de prevenção contra essa doença é evitar que o transmissor (Inseto triatomíneo conhecido por Barbeiro) forme colônias dentro da sua residência. 

Para isso, é fundamental que você:

  • Mantenha a casa limpa;
  • Exponha os colchões, cobertores e travesseiros ao sol;
  • Telar as janelas da casa no intuito de evitar a entrada dos insetos;
  • Impedir que pássaros façam ninhos ao redor da sua casa;
  • Manter os abrigos dos animais de estimação limpos.

Infelizmente, não existe uma vacina eficaz contra a Doença de Chagas, portanto, siga e adapte essas dicas a sua casa e realidade para evitar a sua contaminação.

Qual é o tratamento contra a Doença de Chagas?

Coração e cardiologia

O tratamento é feito a partir do diagnóstico e conforme as orientações do médico, geralmente realizado através do uso de medicamentos que matam o parasita.

O diagnóstico precoce favorece diretamente o combate à doença, pois nesse estágio o tratamento se mostra 100% eficaz na cura da doença.

No entanto, sua eficácia diminui com o passar do tempo desde o início da infecção. Nesses casos, pode ocorrer da doença favorecer a aparição de outros problemas, como o de doenças cardiovasculares, necessitando de um tratamento adequado para esses novos quadros.

É importante manter as visitas regulares ao médico cardiologista, visando o melhor para a sua saúde e qualidade de vida.

Cuide bem da saúde do seu coração!

 

Leitura recomendada:

Batimentos descompassados: pode ser um sinal de arritmia cardíaca!

Gostou do conteúdo? Compartilhe essas informações com seus familiares e amigos! 

Você também pode encontrar mais textos sobre saúde do coração feitos por mim aqui no Portal Vitta, confira!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Vinícius Caldas

O Dr. Vinícius Caldas é médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN e em Cardiologia e Ecocardiografia pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP/SP.Atua realizando exames de ecocardiograma e todas as suas modalidades, bem como atendimento em cardiologia na Clínica Cardiológica HC Cardio (Hospital do Coração), uma das maiores clínicas de Cardiologia do estado.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos