Search
Close this search box.

Afinal, quais alimentos são saudáveis para a alimentação infantil?

Muitas dúvidas surgem ao falar sobre refeições saudáveis, em especial, a infantil. Antes de tudo, é importante pontuar que a alimentação na infância poderá refletir para sempre na vida adulta!

Afinal, quais alimentos trazem benefícios e quais trazem malefícios para a saúde das crianças? Eu posso te explicar!

Alimentos que devem ser evitados durante a infância

Criança comendo alimentos não saudáveis

No geral, produtos industrializados oferecem diversos riscos à saúde infantil, principalmente quando consumidos em excesso. 

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em média, cerca de 80% das crianças brasileiras de até 5 anos costumam consumir alimentos ultraprocessados, como biscoitos, farinha e refrigerante. 

O número é um alerta quanto aos cuidados com a saúde das crianças, que também estão relacionados a uma boa alimentação. Além dos alimentos citados na pesquisa, também devem ser evitados:

  • Sucos de caixinha;
  • Barras de cereais;
  • Sopas e macarrão instantâneo;
  • Doces e alimentos ricos em açúcar;
  • Salgadinhos industrializados;
  • E outros.

O correto é, antes de oferecer determinado alimento a criança, conferir a quantidade de sal, gordura saturada, açúcar refinado e mascavo, melaço e xaropes, por exemplo. 

Quais alimentos são benéficos para a saúde infantil?

Pai dando alimentos saudáveis para seu filho

Uma boa alimentação é rica em nutrientes necessários para auxiliar no bom funcionamento do corpo. 

Garantir que as crianças tenham uma boa alimentação é muito importante para que elas se desenvolvam de forma adequada, auxiliando no crescimento, no bom desempenho escolar e em diversos âmbitos da vida. 

Entre os alimentos que não devem faltar na refeição das crianças, podemos destacar as frutas, verduras e legumes, proteínas e laticínios

Além de oferecer uma boa alimentação, é importante que a família se envolva na construção de hábitos saudáveis, servindo de exemplo para os jovens. 

Outro cuidado fundamental, é garantir que as crianças e adolescentes façam o acompanhamento regular ao endocrinologista pediátrico, assim como ao nutricionista, uma combinação multidisciplinar para a prevenção de doenças e na vivência de uma infância saudável.

 Leituras recomendadas:

O que fazer quando a criança não quer comer? 

Obesidade Infantil: conheça os sintomas, riscos e tratamento

Se você quer continuar recebendo conteúdos relacionados a saúde infantil, me siga nas redes sociais: @egbertoendocrinopediatra

Sobre o(a) autor(a): Dr. Egberto Ezequiel de Moura
Picture of Dr. Egberto Ezequiel de Moura
O Dr. Egberto Ezequiel de Moura é Endocrinologista Pediátrico associado à Sociedade Brasileira de Pediatria e à SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Além do atendimento clínico, Dr. Egberto atua como tutor de prática de Endocrinologia Pediátrica do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados