Muitas dúvidas surgem ao falar sobre refeições saudáveis, em especial, a infantil. Antes de tudo, é importante pontuar que a alimentação na infância poderá refletir para sempre na vida adulta!

Afinal, quais alimentos trazem benefícios e quais trazem malefícios para a saúde das crianças? Eu posso te explicar!

Alimentos que devem ser evitados durante a infância

Criança comendo alimentos não saudáveis

No geral, produtos industrializados oferecem diversos riscos à saúde infantil, principalmente quando consumidos em excesso. 

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em média, cerca de 80% das crianças brasileiras de até 5 anos costumam consumir alimentos ultraprocessados, como biscoitos, farinha e refrigerante. 

O número é um alerta quanto aos cuidados com a saúde das crianças, que também estão relacionados a uma boa alimentação. Além dos alimentos citados na pesquisa, também devem ser evitados:

  • Sucos de caixinha;
  • Barras de cereais;
  • Sopas e macarrão instantâneo;
  • Doces e alimentos ricos em açúcar;
  • Salgadinhos industrializados;
  • E outros.

O correto é, antes de oferecer determinado alimento a criança, conferir a quantidade de sal, gordura saturada, açúcar refinado e mascavo, melaço e xaropes, por exemplo. 

Quais alimentos são benéficos para a saúde infantil?

Pai dando alimentos saudáveis para seu filho

Uma boa alimentação é rica em nutrientes necessários para auxiliar no bom funcionamento do corpo. 

Garantir que as crianças tenham uma boa alimentação é muito importante para que elas se desenvolvam de forma adequada, auxiliando no crescimento, no bom desempenho escolar e em diversos âmbitos da vida. 

Entre os alimentos que não devem faltar na refeição das crianças, podemos destacar as frutas, verduras e legumes, proteínas e laticínios

Além de oferecer uma boa alimentação, é importante que a família se envolva na construção de hábitos saudáveis, servindo de exemplo para os jovens. 

Outro cuidado fundamental, é garantir que as crianças e adolescentes façam o acompanhamento regular ao endocrinologista pediátrico, assim como ao nutricionista, uma combinação multidisciplinar para a prevenção de doenças e na vivência de uma infância saudável.

 Leituras recomendadas:

O que fazer quando a criança não quer comer? 

Obesidade Infantil: conheça os sintomas, riscos e tratamento

Se você quer continuar recebendo conteúdos relacionados a saúde infantil, me siga nas redes sociais: @egbertoendocrinopediatra

Sobre o(a) autor(a): Dr. Egberto Ezequiel de Moura

O Dr. Egberto Ezequiel de Moura é Endocrinologista Pediátrico associado à Sociedade Brasileira de Pediatria e à SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Além do atendimento clínico, Dr. Egberto atua como tutor de prática de Endocrinologia Pediátrica do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos