Aos poucos os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vape, foram ganhando popularidade e sendo cada vez mais consumidos entre as pessoas. Por muitas vezes, a venda deste produto é divulgada como algo que oferece pouco ou  nenhum tipo de risco à saúde e por não possuir a fumaça característica do cigarro comum, o aparelho eletrônico chegou ao mercado intitulado como uma alternativa “mais saudável” de consumir nicotina ou até mesmo um aliado para quem deseja parar de fumar.

A verdade é que os cigarros eletrônicos fazem mal à saúde do coração. Em uma pesquisa feita na Escola de Medicina do Kansas, foi apontado que usuários de cigarros eletrônicos possuem risco de 56% a mais de chances de sofrerem um ataque cardíaco em comparação a pessoas que não fumam. Vamos entender melhor?

Como o uso de Cigarros Eletrônicos afeta a saúde do coração?

Médico cardiologista

O uso do vape tem crescido cada vez mais entre os adolescentes, o que pode estar ligado à ideia de que esse tipo de cigarro não traz malefícios ou também à publicidade feita através das redes sociais.

Em estudo feito pelo American Heart Association, foi apresentado que nos últimos dez anos, as doenças cardiovasculares têm crescido entre os jovens mesmo com os grandes avanços da medicina. 

É importante que os jovens evitem o consumo do tabaco, pois o cérebro dos adolescentes ainda está se desenvolvendo, e a exposição à nicotina pode mudar o funcionamento normal do órgão e acarretar problemas como transtorno de humor.

No geral, o uso de nicotina contribui para vários problemas cardiovasculares, como:

  • Aumento de 30% chances de sofrer um AVC;
  • Danos ao coração;
  • Estreitamento e enrijecimento das artérias;
  • Infarto;
  • Aumento da frequência cardíaca e pressão sanguínea;
  • Maior risco de formação de placas na parede das artérias.

Vale pontuar que não é só o uso de nicotina que apresenta males à saúde do coração, os produtos químicos usados para dar sabor e aroma ao vape podem causar inflamação nas células do coração, veias e artérias.

 Além disso, os aromas dos líquidos usados no cigarro eletrônico podem danificar os vasos sanguíneos tanto quanto as doenças cardíacas. 

Visto que a nicotina apresenta males diretos à saúde do coração, é muito importante se conscientizar e se prevenir contra o uso de cigarros eletrônicos e até mesmo o uso de cigarros convencionais.

A prevenção é a garantia de que esses problemas não afetem a saúde e bem estar do seu coração e corpo. 

Conheça os benefícios da alimentação saudável e das atividades físicas para o coração!

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse artigo com as pessoas que você conhece e ajude a espalhar informação confiável!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Vinícius Caldas

O Dr. Vinícius Caldas é médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN e em Cardiologia e Ecocardiografia pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP/SP.Atua realizando exames de ecocardiograma e todas as suas modalidades, bem como atendimento em cardiologia na Clínica Cardiológica HC Cardio (Hospital do Coração), uma das maiores clínicas de Cardiologia do estado.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos