A puberdade é uma fase que marca a transição da infância para a vida adulta, caracterizada por mudanças corporais e emocionais na criança devido ao aumento dos níveis dos hormônios sexuais.

Nas meninas, a puberdade acontece entre 8 e 13 anos, e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Já nos meninos, ocorre entre 9 e 14 anos, e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos.

Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, acne, aumento da oleosidade da pele e odor axilar. As meninas passam pela primeira menstruação, normalmente, após dois anos depois do aparecimento das mamas.

É durante a puberdade em que os adolescentes passam pelo fenômeno chamado estirão da puberdade, caracterizado pelo crescimento rápido. 

Muitas crianças podem sofrer com a puberdade precoce e os adolescentes com a puberdade tardia. Portanto, é fundamental reconhecer e diferenciar os sintomas de ambas!

O que causa a puberdade precoce? Quais são os sintomas?

A puberdade precoce se manifesta em meninas menores de 8 anos e meninos menores de 9 anos de idade. 

As causas para esse quadro, geralmente, é desconhecida, podendo estar ligado a anomalias estruturais ou pela presença de tumores no cérebro.

Os principais sintomas consistem na mudança corporal e emocional da criança antes da idade ideal. Além disso, esse fator pode acarretar uma série de problemas na criança, como:

  • Baixa estatura quando adulto;
  • Maior risco de obesidade infantil;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardiovasculares.

Quais são as causas e sinais de puberdade atrasada? 

A puberdade tardia consiste na ausência de maturação na época esperada. Geralmente, esse fator pode estar ligado a influência genética e herança familiar, em outras palavras, pais e/ou mães que também sofreram com esse problema.

Além disso, a causa desse distúrbio também pode estar relacionada aos seguintes fatores:

  • Problemas hormonais;
  • Infecções e/ou doenças inflamatórias intestinais;
  • Doenças crônicas ou autoimunes;
  • Crianças e adolescentes que passaram pela quimioterapia e/ou radioterapia.

Em adolescentes, a puberdade tardia pode causar sérios problemas à saúde mental, colaborando para o surgimento de doenças psicológicas como a ansiedade e depressão. 

Como diagnosticar e tratar a puberdade precoce e atrasada?

Médico atendendo criança ao lado da mãe

O diagnóstico para ambas as doenças é feito a partir da avaliação de um médico endocrinologista pediatra

Ao identificar os sintomas que indicam puberdade irregular, a criança ou adolescente passará por exames físicos e laboratoriais.

A partir disso, esse profissional irá indicar o tratamento ideal dependendo da causa da doença e paciente, trazendo de volta a saúde, bem estar e qualidade de vida da criança e/ou adolescente.

Leituras Recomendadas:

 Importância do Endocrinologista pediátrico 

O que fazer quando a criança não quer comer?

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse texto com os pais que você conhece e ajude a espalhar informação confiável!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Egberto Ezequiel de Moura

O Dr. Egberto Ezequiel de Moura é Endocrinologista Pediátrico associado à Sociedade Brasileira de Pediatria e à SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Além do atendimento clínico, Dr. Egberto atua como tutor de prática de Endocrinologia Pediátrica do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos